Quando o meu carro vem da oficina, padece normalmente de um problema pior do que aquele com que lá chegou.
- «Sôr Antunes, tenho o carro a deitar fumo branco do escape, um pisca pendurado, a panela a roçar no chão e as escovas do pára-brisas não funcionam...»
- «Ah, mas o motor canta que é uma maravilha, oiça só...»
Com os computadores é mais ou menos a mesma coisa. O meu rato (que raio de nome para uma coisa que mais parece uma carocha gigante...) apanhou a filoxera e o botão do lado esquerdo deixou de funcionar. Logo aquele que nem faz falta nenhuma nem nada. Liguei ao «infó» (nome carinhoso para «nerd-que-passa-a-vida-em-frente-a-um-computador-e-foi-contratado-por-uma-empresa-para-ajudar-na-manutenção-dos-computadores-mas-percebe-menos-disto-que-a-minha-tia») a explicar o que se passava. Ao que ele retorquiu:
- «Já fez ri-bute?»
E eu:
- «Quê??»
E ele:
- «Pergunto se já reiniciou a sua máquina...»
- «Ó rapaz, então mas se o rato deixou de funcionar, para que raio vou reiniciar o computador agora??»
Ao fim de sete minutos e meio - tempo que demora a operação de restart sem a ajuda do rato, o que pode tornar-se deveras complicado - lá o convenci que o botão do lado esquerdo não estava mesmo a funcionar. Quase 25 minutos depois apareceu com um rato igual, ligou-o, fez o tradicional «ri-bute» de que os «infós» tanto gostam e fartou-se de carregar no botão do lado esquerdo para se certificar que estava a funcionar. Depois fez aquele sorriso tipo piada dos Malucos do Riso como quem diz «vá... queixa-te lá agora...» e foi embora. O rato que tenho agora não anda para a frente, falta um dos apoios da bolinha e a rodinha de scroll também não funciona...
A minha colega do lado queixou-se que o monitor estava a ficar estragado, entortava a imagem e dava-lhe cabo dos olhos. O «infó» trouxe-lhe um novo (ou seja, usado já com seis anos) que tem a particularidade de ter a imagem toda cor-de-rosa. Deve ser para combinar com ela.
O colega da frente não se queixou de nada, mas os «infós» vieram cá tirar-lhe o PC. «Vamos pôr mais memória na sua máquina», disseram-lhe. O computador voltou hora e meia depois, rigorosamente com a mesma memória e com um Windows 2000 em vez de um XP.
É por estas e por outras que eu digo: se tiverem um problema informático, não peçam ajuda aos informáticos.
e porque 2013 está a chegar...
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não sou de fazer resoluções, escrever sobre o ano que aí vem. mas sendo que
colectivamente temos de nos preparar para o desastre, quero traçar aqui
alguns ...
12 years ago
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